DISCUTINDO A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

O cuidado com o tratamento dos resíduos sólidos vem sendo alvo de discussões nas esferas nacionais e internacionais. Tal preocupação é justificada quando nos deparamos com as consequências relativas ao descarte indevido dos resíduos nas mais diversas formas, seja agrícola, domiciliar, comercial, industrial, de mineração, radioativo entre outros.  Diante de tamanha importância o grupo PET Ciências Naturais e o PET Conexões – Educação do Campo, ambos locados no Campos Bacabal da UFMA, desenvolveram atividade conjunta para recepcionar os alunos da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) no dia 12/06/2018 em seu retorno para iniciar o 2º Tempo Universidade. O PET Ciências Naturais contribui com o desenvolvimento de três atividades. Inicialmente a petiana Ana Cristina Leu um texto, de autoria de sua autoria e do Tutor, saudando os Alunos da LEdoC (veja o texto na integra ao final).

No segundo momento os petianos Ataide Alexandre e Lucas Marck, apresentaram um seminário discutindo a temática dos 5R´s (Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Recusar e Repensar) com contribuições do Tutor Prof. Dr Meubles Borges Junior, nos debates que se seguiram. Continuando as atividades desenvolvidas, tivemos ainda uma dinâmica sobre o descarte/separação dos resíduos sólidos urbanos (RSU) conduzida pelos petianos(as) Sávio Nascimento e Giovana de Souza, além da participação na petiana Francisca Amanda no planejamento da atividade; e uma oficina sobre a reutilização de garrafas PET na construção de estojos e porta treco conduzida pelas petianas Weslyane Everton e Eleilde Almeida. Para encerrar as atividades foi apresentado um vídeo sobre a gestão de resíduos na comunidade de Piracanga, no Sul da Bahia. O vídeo pode ser assistido no site: https://www.youtube.com/watch?v=FdFdHD_ArHU&t=953s.

As atividades além de promoverem importante contribuição nas discussões sobre o Gerenciamento dos Resíduos com os alunos das comunidades rurais do Estado do Maranhão, promoveu a integração dos dois PET´s (Ciências Naturais e Conexões Educação do Campo) que pela primeira vez trabalharam de forma integrada, contribuído para o desenvolvimento dos dois PET´s. Deixamos aqui nosso agradecimento ao Tutor do PET Conexões Educação do Campo prof. Dr Emerson Dalla Chieza pelo convite feito ao PET Ciências Naturais.

TEXTO EM HOMENAGEM AOS POVOS DO CAMPO:

A importância do campo

Ana Cristina Santos Souza e Meubles Borges Júnior

O Campo pode ser vida e pode ser morte. Vida quando respeitamos seus costume e tradições e fornecemos políticas públicas que lhe garantam educação e saúde de qualidade, políticas públicas que favoreçam tecnologias ambientalmente saudáveis e sustentáveis. Da morte não precisamos falar, pois tem sido sentida no descaso com as necessidades do campo.

O trabalhador com as mãos calejadas, acorda antes do sol nascer para plantar o arroz, o feijão, a batata que vai direto pra você. O sol ardente em seu rosto o faz lembrar todos os dias que ele(a) tem filhos pra sustentar e mais milhões de pessoas na cidade precisam do alimento que vem de lá.

O alimento que chega até a nossa mesa primeiro passa por seus processos no campo, campo esse que necessita de arado, água, equipamentos, que necessita de mim e de você, campo que grita por socorro, o campo precisa viver. Sem o campo não há cidade, não há pessoas, não há o que comer.

Porém, a importância do campo é mais que trazer alimento para a população, é mais do que regar, plantar e colher. Urbano e rural se complementam e ao mesmo tempo se separam. Assim, o campo pede aos homens que não destruam as suas raízes, não contaminem seu o solo e suas águas que lhe alimentam e matam sua sede todos os dias. O Campo pede aos homens que respeitem a extensão de suas terras, pois Campo somos todos nós pois do pó viemos e ao pó retornaremos.

Assim o PET Ciências Naturais homenageia os alunos das turmas 5 e 6 da Licenciatura em Educação do Campo e o PET Conexões/Educação do Campo reconhecendo a importância que representa a LEdoC para os povos do campo.

SEJAM BEM VINDOS

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s