PROBLEMAS E DESAFIOS NO DESCARTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DE BACABAL

Por: Taynah Moreira e Eleilde Almeida

 

Aconteceu na escola estadual C.E.M. Elisa Monteiro, a aplicação do projeto “PROBLEMAS E DESAFIOS NO DESCARTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DE BACABAL” com a participação dos petianos Ataíde Alexandre, Eleilde Almeida, Francisca Amanda, Taynah Moreira, Tiago Rodrigues e Wesliany Duarte, todos bolsistas do PET Ciências Naturais – Campus III/Bacabal.

O projeto foi desenvolvido em dois momentos, no primeiro, ocorreu a aplicação do questionário sobre descarte e coleta seletiva na cidade de Bacabal, com os alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. No segundo momento, foi apresentada uma palestra com o tema “Reciclagem e Coleta Seletiva”, em seguida dividimos os alunos em grupos para a realização das oficinas, cada grupo recebeu um roteiro com instruções de como seriam confeccionados os objetos, sendo orientados pelos petianos responsáveis na realização das oficinas.

Aplicação do questionário.

 

Oficina 1: Cofre de garrafa PET

Nesta oficina os alunos construíram um cofre personalizável com EVA, a partir da reutilização de garrafa pet. Onde primeiramente as garrafas foram limpas, com o auxílio de uma tesoura foram feitos os recortes para a montagem, seguindo as colagens com o EVA para assim personalizar o cofre, com essa oficina, os alunos observaram que podem reutilizar a garrafa pet que ia ser descartada com um cofre ou então que poderiam ser feitos outros objetos a partir da reutilização da mesma.

Cofre de garrafa PET.

 

 Oficina 2: Porta objetos de Litros de Óleo de Motor

Nessa oficina os alunos utilizaram uma embalagem descartável de óleo de moto, estilete, tesoura, folhas de EVA, e cola de EVA. Para a confecção do porta lápis, primeiro foi feita a lavagem da embalagem do óleo, em seguida foi feita uma marcação com pincel, e com o estilete foi feito um corte inicial, continuado com a tesoura. Na segunda parte usando as folhas de EVA, foi feito desenho para decorar a embalagem. Com essa oficina, os alunos observaram que podem reutilizar embalagens descartáveis, que seriam jogadas no lixo, em porta lápis ou porta treco.

Porta lápis feito com embalagem de óleo de moto.

 

As ações desenvolvidas na escola alcançaram seu objetivo, visto que os alunos se envolveram durante a aplicação do questionário, palestra e nas oficinas, o que comprova que houve uma sensibilização sobre a temática dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), junto aos alunos, colaborando com o processo de conscientização sobre os problemas gerados pelo descarte inadequado dos RSU na cidade de Bacabal. Os alunos conseguiram captar de maneira satisfatória o quanto é necessário preservar o meio ambiente, e como podemos tentar amenizar os problemas ambientais reutilizando materiais, ao invés de jogá-los no lixo. Dessa forma os alunos foram levados a refletiram sobre a relação que temos enquanto seres humanos com o meio ambiente ao nosso redor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s