Oficina de tinta de terra

Por Leila Mayanne.

Na tarde do dia 03 de maio os petianos participaram de uma oficina sobre a produção de tinta de terra, promovida pelo tutor Prof. Meubles. O objetivo da oficina foi preparar tintas a partir de diferentes tipos de solo obtendo-se um produto de baixo custo e ecologicamente correto.

Durante a oficina o tutor, comentou com os petianos as vantagens do uso de pigmentos naturais para o preparo das tintas. Explicou os princípios básicos para a produção da tinta de terra e comentou que diferentemente da tinta comum que contém em sua composição metais pesados a tinta de terra é mais barata e não agride o meio ambiente em seu processo de produção e pintura.

A técnica utilizada foi com cola branca (cola de madeira), esta técnica consiste em adicionar determinada quantidade de terra peneirada em igual quantidade de água e depois homogeneizar. Por fim adiciona-se a cola branca, nova homogeneização e a tinta de terra está pronta. Ao final da oficina foram feitos trabalhos artísticos em telhas com as tintas produzidas. Para conhecer mais sobre a técnica você pode pesquisar no google que irá encontrar vários manuais e vídeos ensinando como preparar a tinta.

IMG_0054

 

IMG_0058

IMG_0079

IMG_0091

IMG_0074

IMG_0099

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s