ÁGUA: Recurso Essencial para a VIDA

22 de março Dia Mundial da Água: Em 2016 debateu-se sobre os impactos econômicos da gestão dos recursos hídricos.

O dia 22 de março é comemorado mundialmente como o dia Mundial da água. A data foi criada em 1993 em uma Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) para provocar reflexões sobre a relação de interação do homem com a água. Recurso natural essencial para a vida de todas as espécies que habitam o planeta, sua utilização ocorre nos mais diversos setores da sociedade: agricultura, indústrias, residências, dentre outros. Por ser então um bem indispensável à existência de vida na terra, é de suma importância sua correta utilização por nós, seres humanos. Nem toda a água existente no planeta é própria para o consumo humano (Figura 1). Segundo o Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na América do Sul encontra-se 26% do total de água doce disponível no planeta e apenas 6% da população, enquanto o continente asiático apenas 36% do total de água doce e abriga 60% da população mundial.

figura 1

As chuvas nem sempre são suficientes para suprir a umidade necessária para a produção agrícola, sendo necessária a utilização da irrigação para a produção de alimentos, o que torna a agricultura a responsável pelo consumo de cerca 70% da água doce do planeta (Figura 2). Raramente se utiliza meios de irrigar que aproveitem mais eficazmente os recursos hídricos utilizados e que diminuam o consumo de água como, por exemplo, o método de gotejamento. Além do aspecto quantitativo relacionado ao desperdício de água, a agricultura também afeta drasticamente a qualidade dos recursos hídricos, quando envolve em seu processo produtivo agrotóxicos e fertilizantes, que são carregados para os corpos d’água, contaminando tanto a água superficial, quanto subterrânea.

figura 2

ÁGUA, NUMA VISÃO FÍSICA

A água tem formula molecular H2O e característica polar, apresentando-se nas formas sólida, líquida e gasosa. A molécula de hidrogênio forma ângulo de 104,45° com a molécula de oxigênio (Figura 3). Essa angulação é explicada pela teoria de repulsão dos pares eletrônicos que tendem a se afastar uns dos outros.

figura 3

Propriedades da Água

Os dois átomos de hidrogênio se ligam covalentemente com um átomo de oxigênio. Em função da maior eletronegatividade do oxigênio em relação ao flúor, enxofre e cloro, a água nas CNTP (Condições normais de temperatura e pressão (25oC, 1 atm) apresenta-se na forma líquida, enquanto os demais compostos formados com o H (HCl, H2S, HF) apresentam-se na forma gasosa. Outra característica importante da água é que em seu estado sólido sua densidade é menor que no estado líquido. Isso pode ser comprovado ao se verificar que um pedaço de gelo flutua em um corpo de água no estado líquido. Sendo o oxigênio mais eletronegativo que o hidrogênio, ele atrai mais intensamente o par de elétrons para si, criando uma região com maior carga elétrica na molécula. Assim sendo, a molécula de água é polar, com uma região parcialmente negativa e outra positiva, originando interações intermoleculares intensas, denominadas ligações de hidrogênio. A medida que água vai congelando as moléculas formam mais ligações de hidrogênio adquirindo uma organização hexagonal, gerando espaços vazios no meio dos hexágonos. Esses espaços são os responsáveis pela expansão da água fazendo com que em um mesmo volume apresente menos moléculas e, portando, menor massa de água.

(Texto de: Matheus Casemiro Soares Ferreira – Aluno do Curso de Licenciatura em Educação do Campo; Jose Orlando lima Meneses – Aluno do Curso de Licenciatura em Física; e Meubles Borges Júnior – Tutor do PET) .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s