Alunos do PET visitam escola municipal

Aconteceu nesta quinta-feira (25/06), na escola municipal de Bacabal, Frei Solano, uma palestra para os alunos do 8° ano do ensino fundamental sobre a poluição das águas, a mesma foi ministrada pelas discentes Taynah Moreira e Wesliany Duarte, com o apoio de Débora Samir e Tiago Rodrigues, todos bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial).

O trabalho foi desenvolvido em dois momentos, no primeiro, durante 55 minutos foi discutida a poluição das águas, sendo dadas informações sobre a quantidade de água existente no planeta, a porcentagem disponível para o consumo humano, as consequências de sua poluição ao meio ambiente e a população, conscientização e também foram mostradas algumas medidas a fim de se evitar doenças decorrentes destas águas poluídas. No segundo momento, com o mesmo intervalo de tempo do primeiro, os 28 alunos da sala foram divididos em cinco grupos, cada grupo recebeu um roteiro sobre o experimento a qual deveriam realizar, sendo orientados pelos petianos responsáveis na realização das oficinas. Ao final, os alunos responderam alguns questionamentos sobre os experimentos realizados e os debateram com os outros grupos.

imagem 3

Momento da palestra, na esquerda Taynah e na direita Wesliany.

OFICINAS REALIZADAS DURANTE O PROJETO:

Oficina 1 –  Como ocorre a poluição da água por diferentes tipos de poluentes.

Nessa oficina os alunos utilizaram três copos descartáveis com água pela metade, em cada copo foi adicionado um tipo de poluente (serragem, anilina liquida e pedrinhas).  Com esse experimento os alunos puderam observar como ocorre à poluição da água com diferentes poluentes.

20150625114207

Alunas realizando o experimento sobre os tipos de poluentes da água.

Oficina 2 – Separação de misturas.

Os alunos utilizaram um copo descartável preenchido com água até a metade misturada com uma  colher de óleo de cozinha, com auxílio de uma seringa, sugaram a mistura para fora do recipiente, observando o processo de separação da mistura com a água.

Alunos na realização do experimento sobre a separação de misturas presentes na água.

Oficina 3 – Como ocorre a limpeza natural de um rio poluído.

Nessa oficina os alunos utilizaram quatro copos descartáveis preenchidos com água até  o meio, no primeiro copo foram adicionadas gotas de detergente misturadas a água até formar espuma, no segundo copo contendo água, foi despejado a mistura do primeiro copo com até encher, observando que neste copo a concentração de espuma é menor. No terceiro copo despejaram a mistura do segundo copo até encher e puderam observar que a espuma apresentava-se em menor quantidade, no quarto e último copo foi despejado a mistura contida no terceiro copo, observando que neste caso a espuma não estava mais presente. Com esse experimento os alunos puderam observar como ocorre a despoluição de água através de mecanismos naturais, neste caso a chuva.

Oficina 4 – O que acontece quando o esgoto é lançado no rio sem tratamento.

Nessa oficina os alunos observaram como ocorre a contaminação das águas por esgotos, foram utilizados no experimento uma bacia com água, simbolizando o rio, com gotas de anilina, representando os esgotos, e agitaram a bacia como se fossem as correntezas. Com esse experimento os alunos puderam observar como ocorre de forma rápida a contaminação das águas quando o esgoto é lançado sem tratamento.

Oficina 5 – Filtro ecológico.

Nesta oficina os alunos montaram um filtro ecológico com a utilização de uma garrafa PET cortada ao meio, a parte que possuía o fundo da garrafa foi utilizada como suporte receptor da água filtrada e a parte que continha o gargalo foi utilizada como base para montagem do filtro. Na base do gargalo foi adicionado um chumaço de algodão, acima do algodão foi adicionado uma camada de carvão e uma camada de areia, por último foi adicionado uma camada de pedras pequenas, após estes passos a parte da garrafa que possuía o gargalo foi posicionado sobre o suporte receptor.

Imagem 5

Alunas montando filtro ecológico em uma das oficinas realizadas pelo projeto.

O projeto foi visto como satisfatório, visto que os alunos envolveram-se tanto durante a palestra, quanto nas oficinas, questionando sempre que surgiam dúvidas e comentando vivências próprias referente ao tema.

Anúncios

Sobre Karlmx

Há muito o que dizer sobre mim, então acho melhor não dizer nada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s